Como sempre, a Bíblia nos aponta um caminho muito equilibrado para desenvolver boa comunhão com Jesus.

Não conseguiremos ser plenos sozinhos, precisamos realmente amadurecer e aprender a amar.

Quanto mais descansados, mais amáveis, generosos e perdoadores seremos.

O contrário também é verdade!

Quanto mais cansados, menos relacionamentos saudáveis.

O CONVITE AOS CANSADOS EM 4 PRINCÍPIOS

Ele fortalece o cansado
Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto, sua sabedoria é insondável.

“Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.” Isaías 40:28-29

Deus quer fortalecer o cansado e dar forças ao que está sem vigor.

Talvez você esteja cansado do seu trabalho. Talvez você esteja cansado das pessoas que estão ao seu redor.

Talvez você esteja cansado de alguma situação.

Enfim, qualquer que seja o elemento que está sugando sua energia, saiba que o desejo de Deus é fortalecê-lo.

Como disse Philip Brooks: “nunca oro suplicando cargas mais leves, mas ombros mais fortes”.

É interessante pensar que quando falamos de exercício físico, precisamos trabalhar bem todos os músculos do nosso corpo.

Se de alguma forma já fez exercício, deve saber que nunca passamos a vida inteira a fazer um único (o mesmo) exercício, sempre estamos mudando.

Isso faz com que o músculo não se acostume e o exercício promova o efeito desejado.

Da mesma forma são as rotinas e as circunstâncias da vida.

Para nos aperfeiçoar e tornar mais fortes, o Senhor Deus permite desafios diferentes de forma que várias áreas da nossa vida sejam trabalhadas, mas o desejo de Deus em tudo isso é cuidar da minha e da sua alma.

Jesus o guiará ao lugar de descanso, mas é preciso se deixar ser guiado.

“Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.” Romanos 8:14

O convite aos cansados é de que se deixem ser guiados pelo cuidado do Senhor Deus até o lugar de descanso.

Ouça a instrução
“Pois o que se diz é: ‘Ordem sobre ordem, ordem sobre ordem, regra e mais regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali’. Pois bem, com os lábios trôpegos e língua estrana Deus falará a este povo, ao qual dissera: “Este é o lugar de descanso. Deixem descansar o exausto. Este é o lugar de repouso! Mas eles não quiseram ouvir.” Isaías 28:10-12

Uma rotina complicada vai sugar toda sua energia.

Deus criou a nação de Israel para que através dela pudesse se revelar as outras Nações.

Para mostrar através dos israelitas uma nação consagrada ao Senhor e feliz.

Mas eles não entenderam e transformaram o relacionamento com Deus é um monte de regras que ninguém conseguia suportar. Isso os esgotou.

O relacionamento com Deus é para ser um lugar de descanso e não um lugar de fardos.

O relacionamento com Deus é um lugar onde os fardos são tirados e não colocados.

Precisamos estar atentos à nossa rotina! Uma rotina complicada vai sugar toda a nossa energia. Precisamos desenvolver uma vida equilibrada, em Cristo, como disse Baxter: “prazer em Deus é a saúde de sua alma.

Essa é a chave da adoração aceitável.

Deus não está satisfeito, nem nós somos renovados por uma obediência repleta de tarefas, mas isenta de prazer”.

Cuide bem do seu corpo
“Quando Davi chegou a Maanaim, Sobi, filho de Naás, de Rabá dos amonitas, e Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar, e o gileadita Barzilai, de Rogelim, trouxeram a Davi e ao seu exército camas, bacias e utensílios de cerâmica e também trigo, cevada, farinha, grãos torrados, feijão e lentilha, mel e coalhada, ovelhas e queijo de leite de vaca; pois sabiam que o exército estava cansado, com fome e com sede no deserto.” 2 Samuel 17:27-29

O convite de Deus para os cansados envolve o cuidado com o seu corpo.

Se não respeitar os limites do seu corpo ou das suas emoções as pessoas vão sugar tudo de si.

Por outro lado, Deus, sensacional que é, levanta pessoas para cuidar das muitas áreas da nossa vida.

Davi estava cansado com todo o exército

Estavam com fome e com sede, mas alguns homens foram até o deserto levar comida, água e descanso a eles.

Jesus é o pão da vida o que alimenta a sua alma.

“Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou. Disseram-lhe, pois: Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos, e creiamos em ti? Que operas tu? Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu. Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu. Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão. E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.” João 6:29-35

Precisamos exercitar-nos de alguma forma, Deus fez-nos para viver bem.

Se sua alma não estiver bem seu corpo não vai estar bem, seu corpo é sua responsabilidade se ele não estiver bem você não vai estar bem.

Dê descanso a sua alma
“Venham a mimi, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11:28-30

O convite de Deus para os cansados tem o objetivo de aliviar fardos e não para colocar fardos.

Jesus quer nos dirigir pelos caminhos da vida, com refrigério, de forma que possamos ter prazer em viver e ter prazer em nos relacionar com Deus.

Conhecer a Jesus e se relacionar bem com Ele, dará descanso a sua alma.

“Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.” João 6:38-40

Você precisa cuidar bem da sua alma e não existe um lugar melhor para fazer do que em um relacionamento sincero com Jesus, conhecendo sua palavra.

Lembre-se os céus e a terra passaram, mas a sua Palavra não passará.

” Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão.” Marcos 13:31

Lembre-se Jesus é o caminho a verdade e a vida.

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6

QUANDO VAMOS AO PAI POR JESUS TEMOS TUDO:

1. Salvação

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” Atos 4:12

2. Cura e Libertação

“E Jesus, entrando em casa de Pedro, viu a sogra deste acamada, e com febre. E tocou-lhe na mão, e a febre a deixou; e levantou-se, e serviu-os. E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos, e curou todos os que estavam enfermos; Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças.” Mateus 8:14-17

3. Prosperidade

“Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.” Lucas 6:38